sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Evento das Escolas-Irmãs em Bacabal - MA

Escolas-Irmãs em Bacabal Maranhão firma mais uma parceria. Desta vez, o Secretário de Educação Sr. Valtersar Carneiro e a Secretária de Educação de São Luis Gonzzaga Carmen Lúcia Santos Malhão, Selam a parceria com as Escolas-Irmãs entre os dois muncípios.

Hoje Bacabal promoveu mais um encontro das Escolas Irmãs. Desta vez foi para firmar parcerias: Bacabal e São Luis Gonzaga, estavam presentes Secretário de Educação dos dois municípios e diretores, para selar a parceria entre 20 escolas. Esta é uma nova experiência de primeira mão se conhecer. A partir de janeiro irão se encontrar para planejar as atividades de intercâmbio


Foi apresentado Slide sobre o programa e experiências exitosas de escolas que desenvolvem atividades com sua parceira.   Logo após, os dois secretários de Educação convocaram os diretores das escolas  que estavam entrando no programa, em que todos assumiram o compromisso de desenvolverem uma parceria de qualidade para a melhoria do ensino aprendizagem entre os dois municípios.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

"Narureza em Transformação"

Sub - Temas: frutas

Todos os temas do projeto - "Natureza em Transformação” apresentada ao publico escolar da unidade Escolar Joaquim Nabuco foram bem participativos em que, cada aluno desempenhou sua tarefa com grande responsabilidade e perfeição.
Está de parabéns o corpo docente da escola, os alunos e os pais que contribuíram com a construção do conhecimento e a melhoria do ensino-aprendizagem deste estabelecimento de ensino.


"Narureza em Transformação"

Sub - Tema: Reflorestamento
Desenvolvido pelos alunos da 4ª série orientados pela professora Jackeline

"Narureza em Transformação"

Sub- Tema: Reciclagem
Trabalhos de reciclagem foram desenvolvidos pelos alunos da 1ª série com ajuda das professoras maria Francisca e Chesilene

"Narureza em Transformação"

Sub - Tema:  Queimadas:
Desenvolvido pelos alunos da 5ª e 6ª séries orientados pela professora Ana Célia e Elizelmar

Feira de Conhecimento "Natureza em Transformação"

O corpo docente da Unidade Escolar Joaquim Nabuco no povoado Vila Nova apresentou hoje dia 03/12/10 o Projeo Feira do Conhecimento com o Tema: "Natureza em Trancformaçao"
Corpo docente e discente da escola


terça-feira, 30 de novembro de 2010

Trabalho de alunos da U E Magalhães de Almeida

A Unidade Escolar Magalães de Almeida, desenvolveu em 12 de novembro, uma feira de produção do conhecimento com o tema: diversidade sóciocultural em que cada série apresentou uma oficina: Piadas, poesia,  repente, artes visuais, ciência e tecnologia, teatro, cultura maranhense, exposiçao científica, música, história em quadrinhos e literatura de cordel desenvolvida pelos alunos da 3° e 4° séries.
As apresentações dos trabalho envolveu toda vomunidade escolar

Literatura de cordel

Os professores cursistas, representantes das Escolas Irmãs de Bacabal - MA do teleposto da TV Escola/Salto para o Futuro - Unidade Escolar José vieira Lins, participaram da série literatura de cordel. 
Relataram a importante da mesma que, além de estimular o interesse pela leitura, desperta também à criatividade dos educandos e educadores fazendo com que os mesmos passem a produzir e ilustrar seus próprios textos. 
A literatura de cordel se bem explorada poderá ser uma grande aliada do professor na formação de futuros leitores pois apesar de ser apresentado em sua maioria como texto pouco ilustrado, torna-se uma leitura agradável por se tratar de verso e rimas abordando temas que retratam a realidade.
A partir da literatura de cordel é possível trabalhar de forma criativa, fazendo uso de dramatização, poesia, e outras criatividades.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Visita a U.E. Odino Silva

Reunião com os professores para apresentar a relação dos funcionários e sugestões  para o intercãmbio entre a U.E. Odino Silva e a E.M. Doutor Deoclécio Dias Machado Filho,



Entrega da ficha de adesão

domingo, 24 de outubro de 2010

Série: Literatura de Cordel e Educação

Teleposto da Unidade Escolar José Vieira Lins
A série tem como proposta discutir as origens deste gênero literário e sua presença nas escolas de Ensino Fundamental. Serão enfocados nos programas: a literatura de cordel no Brasil e seus principais autores; os temas abordados nos folhetos, como os contos e lendas da tradição oral e as histórias de personagens da cultura brasileira; a utilização do cordel na sala de aula, como um recurso pedagógico para o desenvolvimento da leitura
Apresentação do Vídeo
Tabalho de Equipe e conclusão das cursista
A literatura de cordel se bem explorada poderá ser uma grande aliada do professor na formação de futuros leitores pois apesar de ser apresentado em sua maioria como texto pouco ilustrado, torna-se uma leitura agradável por se tratar de verso e rimas abordando temas que retratam a realidade.
Através da literatura de cordel pode-se escolher um tema e trabalhar com alunos de forma interdisciplinar, levando o aluno a compreender disciplinas com as quais ele possa não ter tanta afinidade, mais usando tais meios ele poderá  aprender de  modo mais prazeroso e eficaz despertando seu lado artístico. 
                                                      
A interatividade do Salto para o Futuro é de grande importância. A troca de idéias nos ajuda a melhorar a pratica pedagogia facilitando o ensino aprendizagem. A literatura de cordel na educação infantil favorece o raciocínio lógico da criança. E nós professores devemos contar as histórias de forma que os alunos entendam. Assim facilita para a criança que ainda não tem habilidade para  escrever  texto, mas pode desenhar algo que represente a história.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Projeto sobre DST

Sou a professora Janete da U.E. José Vieira Lins. O projeto DST está sendo desenvolvido com a 6ª, 7ª e 8ª séries. os temas são desenvidos em equipes e apresentados de forma criativa na sala de aula.
Goataria de saber como incentivr os alunos  a aperfeiçoar este tema  em sala de aula em forma de literatura de cordel?

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Encontro das Escolas Irmãs em Brejinho

A série: Educação e investigação científica veiculada pelo programa Salto para o Futuro, foi trabalhada com os professores das Escolas Irmãs de Bacabal Maranhão, em que os professores depois de assistirem ao vídeo,  reuniram-se em grupo e chegaram as seguintes conclusões:
A feira e as mostras de ciências são muito importante porque há envolvimento de pesquisa onde toda a comunidade se envolve por ser feita em cima das idéias dada pelos alunos.

O Salto para o Futuro contribui na prática pedagógica através do incentivo, transmissão de conhecimento, busca de novas idéias; favorecendo assim o intercâmbio e interação social entre as escolas irmãs. Como aconteceu na Unidade Escolar Odino Silva, parceira da Escola Municipal Doutor Deoclécio Dias Machado Filho - RJ.

professores e alunos   a pesquisarem comvisitam as quebradeiras de côco e indagam sobre a vivência delas no dia-a-dia relacionando família e o trabalho na zona rural.

A série: Educação e investigação científica nos despertou para um novo olhar sobre o trabalho rural em que podemos explorar as nossas riquezas naturais  principalmente o babaçu.


quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Lenda Folclórica: O Saci Pererê

Mais uma lenda desenvolvida pela Unidade Escolar Raimundo Nonato Sousa - Povoado Luziana – Bacabal/MA
A professora Irene Gomes de Sousa e  alunos do 4° ano apresentaram a Lenda o Saci Pererê


Na culminância do projeto, o aluno Wanderson de Jesus Neves, incorporou divinamente bem o personagem Saci Pererê. Também foi desenvolvido: lendas;   provérbios;  adivinhas;  cantigas de roda;  brinquedos folclóricos;  confecção de álbuns e comidas típicas.


Projeto folclore , com a Lenda: O Cabeça de Cuia

A Unidade Escolar Raimundo Nonato Sousa, no Povoado Luziana –Bacabal –MA, parceira do CIEP Brizolão 030 Marinheiro J. Cândido em São João do Meriti – RJ. Desenvolveu  em agosto de 2010 o projeto Folclore , com a Lenda: O Cabeça de Cuia pela Professora: Antonia de Jesus Ferreira com alunos do 3° ano e 4º ano do ensino fundamental. Teve como personagens: Francisca de Carvalho Silva e Weliton Carvalho da Silva.
A lenda foi  narrada da seguinte forma:
“Cabeça de Cuia”
Era uma vez um pescador chamado Crispim, que morava numa humilde casinha com sua mãe Maria. Mulher bastante sofrida, mais de muita coragem.
Certo dia pela manhã, Maria procurou por todos os lados de sua casa algo para comer. Não encontrando nada, começou a chorar, pois já não suportava sofrer tanto. Chamou então seu filho com  carinho e disse-lhe:
- Meu filho, hoje não temos nada para comer, vá pescar talvez assim teremos comida.
 Crispim disse então:
- Sim, mamãe irei pescar.
Assim que Crispim saiu, sua mãe ganhara alguns ossos do açougueiro, não esperando mais pôs a cozinhá-los e pensou:
- Quando meu filho chegar, já terá comida pronta.
Não demorou muito e Crispim chegou cabisbaixo e muito irritado.
Sua mãe  vendo-o assim, aproximou-se e em seguida perguntou-lhe:
- O que aconteceu Crispim? Porque você está triste?
Ele respondeu aborrecido:
- Ah! Mãe! Hoje estou sem sorte, não peguei nem um peixe.
- O que tem pra comer? Porque estou com muita fome.
Sua mãe respondeu:
- Meu filho só tem alguns ossos na panela.
Crispim muito enfurecido falou:
- Ossos? Eu não sou cachorro! Cadê o arroz e carne?
A mãe com muito medo respondeu:
- Não tenho meu filho.

Olhando para a panela, Crispim pegou um osso grande e bateu com força na cabeça da mãe que acabou caindo no chão de tanta dor. Em, seguida a  mãe levantou-se e disse:
- Filho maldito! Estás amaldiçoado! Vais ficar o resto da tua vida vagando nas águas do Rio Parnaíba e sua cabeça será uma cuia.
E assim Crispim até hoje vive vagando nas águas do Parnaíba com sua Cabeça de Cuia.


terça-feira, 21 de setembro de 2010

Série: Gestão Educacional para a Diversidade –13 a 17/09/10

TV ESCOLA – PROGRAMA SALTO PARA O FUTURO
TELEPOSPOSTO DE BACABAL - MA – 2010

   A série Gestão Educacional para a Diversidade tem como objetivo apresentar propostas teóricas metodológicas que possam contribuir para a tessitura de currículos escolares voltados para a promoção da igualdade étnica e racial na sociedade brasileira.


Temas :
· Arte e Religiosidade
· Educação Infantil e a Construção de uma educação antirracista;
· Juventude Negra



quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Acompanhamento dos projetos desenvolvidos pelas Escolas Irmãs

No dia 11/09/2010 a Umidade Escolar Santa Clélia em Alto Alegre do Acelino, parceira da Escola Estadual Irã – Irajá / RJ, e a Pré-Escolar Vovó Maria da Cruz, município de Alto Alegre, que junta a Creche Tia Maria do Povoado Vila Nova, parceiras da Creche Sabiá / SP, que trocam experiências entre  si com muita eficácia.
O desfile tinha como objetivo resgatar a história do povoado e apresentar os projetos trabalhados na escola nos últimos anos. O mesmo foi desenvolvido com os alunos do ensino fundamental e médio com o intuito de conscientizar os educadores, educando e comunidade da função da escola, homenageando a fundadora Ir. Clélia bem como os projetos trabalhados nos dias atuais.
Como se vê na foto, o programa Escolas Irmãs e Salto para o Futuro faz parte da história na educação de Bacabal - MA
A culminância dos projetos foi de grande importância para a socialização, valorização da Pátria e a democratização do conhecimento nos espaços escolares.

Atividades desenvolvidas pelos cursistas do Salto para o Futuro

Relatório do acompanhamento das Atividades desenvolvidas pelos cursistas do Salto para o Futuro  através do Programa Escolas Irmãs – Bacabal / MA

 No dia 09 de setembro de 2010, em São José das Verdades, a Unidade Escolar Magalhães de Almeida, concluiu o projeto Minha Pátria com um belíssimo desfile retratando a História e Filosofia da Educação de Bacabal
O projeto minha pátria foi elaborado pelos professores no momento da formação continuada pelo programa TV Escola / Salto para o Futuro, que sela a parceria entre as Escolas Irmãs de Bacabal MA.  Uma das propostas nos encontros mensais com as escolas cadastradas no programa é o acompanhamento das atividades desenvolvidas com alunos em sala de aula para troca de experiências com a parceira.
Essas escolas têm suas parceiras em outros estados, mas também não deixam de fazer parceria intermunicipal no momento de planejar e desenvolver os projetos como aconteceu a com Unidade Escolar Magalhães de Almeida, parceira da Escola Cooperativa Gralha Azul de MG e a Creche Vovó Florípedes.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Trabalhos desenvolvidos pela Unid. Esc. Magalhães de Almeida

     A Escola Magalhães de Almeida em São José das Verdades, município de Bacabal MA, parceira da Escola Cooperativa Gralha Azul - MG; já desenvolveram vários projetos em parcerias. A troca de experiências entre as Escolas-Irmã do município de Bacabal, vêem promovendo a ampliação da visão de mundo através do  intercâmbio e a solidariedade entre escolas parceiras, com realidades sociais e culturais distintas. São desenvolvidos belíssimos trabalhos junto a comunidade escolas, para incentivar os alunos o hábito da leitura da escrita e estimular a reciclagem.

Aguns trabalhos são feitos utilizando os recursos naturais. Um dos exemplos: confecção de guirlanda com cachola de côco babaçu, raio de bicicleta, cola quente e spray dourado. Estes trabalhos de reciclagem, utilizando os recursos naturais levam à melhoria da qualidade da educação e empenho de todos envolvidos no trabalho.

Visita à escola parceira E.E Monsenhor Marques em Recife

Dia 10 de maio de 2010. A representante das escolas-irmãs de Bacabal Maranhão: Maria José Barreto visita a Escola Estadual Monsenhor Manuel Marques em Recife Parceira da U.E José Vieira Lins de Bacabal Maranhão. Foi muito bem acolhida pela diretora da escola: Kyrze de Farias, professores e alunos que ficaram felizes em saber que existiam colegas em outro estado aguardando a comunicação dos mesmos.

Foi falado da importância do programa para inclusão social e a divulgação das ações desenvolvidas na escola e partilhadas entre alunos, professores e comunidade escolar. Isto, desenvolve no educando o hábito da escrita e da leitura, estimula a reciclagem de conhecimentos difundindo as novidades que são frutos das criatividades de educadores e comunidades comprometidos com a melhoria da educação
Os alunos da 6ª série da Unidade Escolar José Vieira Lins iniciaram o intercãmbio através de fotos, atividades desenvolvidas em sala de aula e troca de experiEncias entre professores.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Implantação do programa Escola Irmãs em São Luis Gonzaga - MA

O programa foi implantado através da Série: Cultura digita e escolas veiculada peloa TV Escola Salto para o Furuturo em 20/08/2010.
 Apresemtação do vídeo: Comunicação e educação em rede;
A série tem como proposta discutir as questões que envolvem a utilização das redes de produção e de comunicação, que reúnem seres humanos e aparatos tecnológicos, e por isso são chamadas de redes sociotécnicas.
Ao entender a escola como uma rede que produz conhecimento, a série pretende debater estas novas formas de pensar, de fazer e de se comunicar, tendo em vista que a escola precisa  participar, de forma ativa, na construção coletiva do conhecimento, integrando-se na chamada cultura digital ou cibercultura.


 
As Escolas Irmãs pretende, ainda, fomentar a cultura da solidariedade entre as escolas, através da troca de informações e de apoio material e pedagógico,  gerando confiança, estímulo, integração e respeito mútuos.

Questão em debate:
O que se deve realizar na escola  “para fazer face aos velhos problemas da educação utilizando-se de novas tecnologias digitais” que possa partilhar com sua escola parceira do programa escolas irmãs? Utilizando os nossos próprios recursos?
Que  técnicas pode ser utilizadas para desenvolver habilidades e atitudes comuns com o uso de novas tecnologias digitais que permitam  aos estudantes e professores fazer a diferença?
O encontro foi encerrado com a adesão de 10 escolas ao programa Escolas Irmãs


Formação continuada em Alto Alegre do Acelino

Formação continuada com a Série:
Cultura Digital e Escola – TV Escola/Salto para o Futuro
 Pólo: Alto Alegre do Acelino – MA – 21/08/2010
Ao entender a escola como uma rede que produz conhecimento, a série pretende debater estas novas formas de pensar, de fazer e de se comunicar, tendo em vista que a escola precisa  participar, de forma ativa, na construção coletiva do conhecimento, integrando-se na chamada cultura digital ou cibercultura

 

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Formação continuada dos professores de Lago Verde - MA

A série: Juventude, saúde e comunicação veiculada pelo programa Salto para o Futuro de 02 a 06/08/2010, foi apresentada no dia 06/08 através de gravação para os professores das Escolas Irmãs na U. I. Balão Mágico em Lago Verde.
A série tinha como proposta as seguintes abordagens:
• O papel dos jovens na promoção da saúde nas suas respectivas comunidades, por meio do incentivo ao desenvolvimento de atitudes saudáveis;
• A utilização de meios de tecnologia interativa, incluindo aí a TV Escola, para estimular a participação e a formação de grupos voltados para a discussão das questões de saúde e questões sociais em geral;
• A construção de espaços que estimulem o processo de aprendizado por meio da vivência dos conhecimentos e da formação de espaços culturais digitais em saúde.

Foi apresentado o vídeo com o tema: Interatividade e rede social. Houve o relato dos projetos que estão sendo desenvolvidos nas escolas e que pode ser enviados para suas parceiras. A diretora do C. E.  Leda Tájra parceira da E. M. Madre Maria dos Anjos Amorim em Claudia Minas Gerais. Falou sobre o projeto Olimpíada da Lingua Portuguesa que está desenvolvendo com alunos de 5ª a 8ª séries, memória literários e crônicas. E gostaria de obter mais sugestões para trabalhar a produção de gênero textual e crônicaa com seus alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Atividades


Atividades que são desenvolvidas com os programas
TV Escola Salto para o Futuro
    • Gravar os programas da TV Escola; 
    • Atender aos professores no núcleo da TV Escola o requerimento de materiais audiovisual;
    • Gravar os programas veiculados pelo Salto para o Futuro;
    • Orientar os cursistas no teleposto e nos pólos com a formação continuada do professores conforme a exigência e possibilidades dos mesmos.
Escolas Irmãs:
    • Cadastrar as escolas e enviar para o programa Escolas Irmãs;
    • Acompanhar as atividades desenvolvidas com alunos nas escolas para troca de experiências com sua parceira;
    • Divulgar os trabalhos bem sucedidos com alunos em sala de aula;
    • Receber os e-mail das escolas de outros estados e encaminhar para as parceiras que não têm e-mail;
    • Visita as escolas da sede e zona rural.