quarta-feira, 13 de junho de 2012

Sítese dos trabalhos de grupo - Série; Dança na escola


Programa TV Escola / Salto para o Futuro – 23 a 27 de maio de 2012
Dança na escola: arte e ensino

Sintese dos trabalhos em grupo das 53  cursistas – Lago do junco
A dança possui um importante contexto histórico contribuiendo desta forma para a formação sociocultural da humanidade, principalmente para o desenvolvimento da educação.
A movimentação é um dos elementos que compõe a dandça, pois o mesmo favorece a interação entre professor e alunos permitindo desta maneira um interesse e um olhar diferenciado das crianças no entanto é necessário a preparação dos professores antes mesmos de incerir dança na escola.
A promoção da dança na escola é de suma importancia para desenvolver o lado afetivo e a psicomotricidade, sendo os mesmos trabalhos de maneira lúdica e recreativa.

A dança da escola está mais voltada a questão dos movimentos das crianças e seus sentimenetos não requer todo aquele trabalho dos grupos sociais ou seja os ensaios, as coreógrafias roupas etc.
A aproximação da dança na escola está voltada ao incentivo da comunidade escolar, em especial ao professor que está diretamente com a criança.
Enquantos nos projetos sociais o que aproxima é o incentivo da sociedade. O que afasta é a questão financeira e o incentivo da própia sociedade. A dança na escola o que afasta é a timidez da criança ou a falta doe incentivo do professor. Hoje a dança é apresentada na escola como um conteúdo.Ela pode ser apresentada dentro e fora da escola como uma forma de conhecimeneto.

A dança assim como os demais conteúdos compõe o currículo. Uma vez que a dança está acuajada na nossa cultura. Através da dança o individuo manifesta seu modo de vida, seus sentimentos e espressa cultura por meio de bricadeira e desenvolvimento espontâneo ou pela intervenção do professor ou familiares ou outras situação de convívio social a dança tem estrutura e caracteristica própias. A dança vai além do simples imitar é excelente meio para o desenvolvimento da expressãodo equilibrio da auto estima e auto conhecimento além de poderoso meio de integração social.
A instituição escolar deve ser espaço da valorização da dança com objeto de arte que possa ir além de um simples dançar, sendo a mesma essencial para a formação da criança, A dança tranpassa as regras e normas dando liberdade para a criatividade e o improviso deixando assim uma prática leve e dinâmica de se trabalhar.
Componentes da equipe 05
Elissandra Rodrigues da Silva, Maria dos Anjos Gomes Santos, Marlucia Costa de Arruda,
Maria das Neves Oliveira Pinheiro, Cláudia Rodrigues da Silva, Laélia Freires de Brito
Raimunda Maria da Conceição Neta, Adailane Santos de Paiva, Francisca P. Lima de Brito, Cleiriane Freitas de Oliveira. 
 
As coroegrafias são articulações são escolhas pessoais ou de tradição que são encorporadas
pelos dançantes para produção de sentidos e podem ser ou não acompanhadas por música, a dança é ensinada e aprendida como linguagem e podem permitir além da leitura de repertório a produção de texto de dança estes diferentes repertório são como livros e necessitamos deles para o aprendizado e para a produção pessoal e coletiva dos novos textos. A pluralidade e adversidade são marcas importantes na nosssa cultura popular, a cultura brasileira revela-se festivas ociosa e simples a relação com a cultura indigena na raiz do povo brasileiro era retratada sob um olhar ocidentalizado que classificaava costumes e comportamentos como primitivos.
ormação continuada São Paulo Apostólo - Dança na Escola - 01/06/2012

Síntese dos trabalhos em grupo
A linguagem da dança---Expressa a alegria dos seus participantes , tranmite a identidade do povo ao retratar a cultura por movimentos e expressão voltada as caracteristicas da região.
Manifestação populares da dança—Revelam as influências dos diferentes povos que compôe o povo brasileiro e especificam os obsorvidos em determinados locais. Por exemplo podemos citar: O Bumba-meu-boi, o Regy que são danças manifestadas pelo povo maranhense.
A escola é previlegiada para interagir com aluno através da dança com responsabilidade e compromisso por parte dos alunos.
Tópicos 2 Sim- Pois manifesta as emoções do alunado de maneira distintas e cotiddianas formando a escola em ambiente prazeroso.
Movimentos corporais, expressões facias e idéias sobre determido acontecimentos.
Todos os professores são capacitados para exercer essa função pois é um trabalho que envolve a criatividade do profissional.
Dança educativa pois engloba expressões distintas corporal, facial, regional duas diciplina na execurssão dos movimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário