quarta-feira, 6 de junho de 2012

Série: Dança na Escola / Salto para o Futuro



Formação continuada pelo programa Salta para o Futuro
Série: Dança na Escola - arte e ensino - 23 a 27 / 05 / 12 ao vivo
Teleposto da Unidade Escolar José Vieira Lins - Bacabal MA.
Pólo: São Paulo Apóstolo - programas gravados apresentados em 01/06/12
1 - Qual é o papel da dança na escola? A partir de três eixos: 
a) dança e currículo,
b) linguagem da dança,
c) manifestações populares da dança.
Síntese dos trabalhos em grupo
 * Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB)do Brasil instituiu o ensino obrigatório de
Arte em território nacional e, em 1997, coma publicação dos Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN), a dança foi incluída oficialmente, pela primeira vez na história do país, como uma das linguagens artísticas a ser ensinada pela disciplina Arte.
   * A linguagem da dança, expressa a alegria dos seus participantes, transmite a identidade do povo ao retratar a cultura por movimentos e expressão voltada as características da região.
 * Manifestação populares da dança revelam as influências dos diferentes povos que compõe o povo brasileiro e especificam os obsorvidos em determinados locais. Por exemplo, podemos citar: O Bumba-meu-boi, o Regy que são danças manifestadas pelo povo maranhense.
* “A escola é privilegiada para interagir com aluno através da dança com responsabilidade e compromisso por parte de todos para que o ensino de dança se processe com qualidade, compromisso e responsabilidade”. Pois manifesta as emoções do alunado de maneira distintas e cotidianas formando a escola em ambiente prazeroso, através dos movimentos corporais, expressões faciais e idéias sobre determinado acontecimentos.
Todos os professores devem ser capacitados para exercer essa função, pois é um trabalho que envolve a criatividade do profissional.
  Vamos pensar um pouco:
 Na escola, em que disciplina a dança seria ensinada: * nas aulas de arte ou nas aulas de educação física?
Será que deveríamos pensar uma disciplina exclusivamente dedicada à dança? Ou deveríamos deixar o ensino de dança à informalidade das ruas, dos trios elétricos, dos programas de auditório, dos terreiros, da sociedade em geral?
Mas o que é afinal a dança na escola? Área de conhecimento? Recurso educacional?
Exercício físico? Terapia? 



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