quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Com-Vida: estratégia de governança nas escolas (15/06/2012)

O papel da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola, a Com-Vida, um colegiado formado por estudantes, professores e outros profissionais da escola, pais e integrantes da comunidade.
408311_350302468386219_1388671830_n
A discussão se dará no contexto da Conferência Rio +20, mais especificamente relacionado ao tema da governança escolar.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Programa Salto para o Futuro – Teleposto de Bacabal – MA

Atenção professores cursistas que participam da formação continuada através dos programas gravados, para as próximas séries veiculadas pelo programa Salto para o Futuro. Organizem suas escolas parceiras e marquem o local do encontro e escolha entre as datas relacionadas a mais favorável para o pólo: 12/10; 26/10 e 09/11.  
05/10/12 – Edição Especial: Direito de aprender
19/10/12 – Edição Especial: Um pacto para alfabetização
26/10/12 – Edição Especial: Linguagem e sentido na Educação Infantil: uma homenagem a Bartolomeu Campos de Queirós

 

terça-feira, 18 de setembro de 2012

O ciclo de alfabetização em debate: muito a ensinar e a aprender

A Edição Especial do programa Salto para o Futuro veiculada em  (14/09/2012)

O Assuntos em pauta debatidos pelos três profissionais que atuam na área de alfabetização foi ótimo, o processo ler e escrever  não acontece de repente, sabe-se que essa aprendizagem não acontece de um dia para o outro. É, na verdade, resultado de pesquisa e de muito planejamento da escola e dos professores alfabetizadores. 
Vamos pensar um pouco sobre o jogo nessa etapa que compreende dos seis aos oito anos de idade?
1. Por que a organização por ciclos é considerada a mais adequada?
2. O que significa estar alfabetizado?
3. Existe um método recomendado?
4. Que recursos didáticos utilizar com as crianças?
5. Como avaliar os alunos nessa fase de tantas descobertas?
Para entender melhor e aprofundar seus conhecimentos visite o Site:

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Projeto Interdisciplinar - U.E. São Benedito

Aguardem a culminãncia do Projeto Interdisciplinar - em 11 de agosto de 2012 
Local: Município de São Benedito - U.E. São Benedito
Tema; Festa dos Pais; Quadrangular
Mediadores: Professores e Equipe Téquinica Administrativa da Rede de Escolas Irmãs:
U.E. Arlindo Correia
U.E. Raimuno Nonato
U.E. São Benedito
U.E. São Raimundo Nonato
U.E. Tencredo Neves
As Escolas Municipais de Bacabal MA, estão sempre buscando forma de melhorar o intercâmbio entre parceiras visando a melhoria do ensino aprendizagem através de troca de experiências entre professores e alunos das Escolas irmãs. Sendo que, no primeiro momento os professores participam da formação continuada através do programa TV Escola/ Salto para o Futuro onde elaboram propostas de atividades a serem desenvolvidas com alunos e apresentadas com a participação de todas as escolas em rede organizadas por pólos

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

VII Feira de Produção do Conhcimento

Exibir lbum
Atividades desenvolvidas pelo corpo docente e discente do
 C. E.F.M Magalhães de Almeida–Bacabal MA
Tema: planto o futuro para viver melhor o Meio Ambiente.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Dançana escola - U.E. São Benedito

Vamu pro arraiá, minha gente!
Atanção moçada para que vou lhe falar. Nossa Festa Junina logo irá se realzar!
Será dia 28 de junho. Ocê não podefaltar.
Vai ser uma grande curtição!  Capriche na roupa caipira e também na animação.
Unidade Escolar São Benedito – Povoado São Benedito
Município de Bacabal Maranhão

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Teleposto da U.E. José Vieira Lins

TV Escola Salto para o Futuro
Teleposto – U.E José Vieira Lins
Série: Dança na escola - período de 23 a 27/05/2012
Pólo da U.E. São Benedito – 22/06/12
A dança no espaço escolar, como componente curricular é de fundamental importância para a melhoria do ensino aprendizagem.
O desenvolvimento sócio cultural dos alunos, faz com que o processo de ensino aprendizagem se desenvolva com mais facilidade possibilitando ao educando o processo do conhecimento coletivo e individual.
Alem disso, verifica-se que a dança envolve outras disciplinas tais como: arte, já que a dança é uma arte, ciências que envolvem o corpo e a mente de maneira saudável, história que abrange a parte social e cultural e social, educação física que também trata da parte física e mental do indivíduo fazendo com que o aluno busque criatividade e aprenda a conhecer os tipos de danças e a sua importância interdisciplinar.
 
TV Escola Salto para o Futuro
Pólo da U.E. São Benedito – 22/06/12
Série: Edição Especial: Questões Climáticas e Escola- período de 22/06/2012
Questões climáticas e Escolas sustentáveis
De Tempos em tempos em nosso estado temos grandes inundações que se transformam em grandes catástrofes. E papel de todos informarem e prevenir as nossas comunidades. Como educadores temos um papel importante de transmissor de informação e formulador de idéias para uma receptação efetiva dos enfrentamentos de riscos.
As crianças na maioria das vezes tornam-se vitimas fatais por falta de conhecimento e venerabilidade a que estão expostas. A escola como âmbito de informação tem como obrigação oferecer conhecimento e práticas utilitárias para proteção de seus alunos.
Para melhorar as ações dos homens, relacionadas ao meio ambiente, é necessário à conscientização de cada um na preservação ambiental. Reaproveitamento do lixo orgânico do lanche da escola através da realização de oficinas com as mães da comunidade, onde esta terão a oportunidade de aprender e reaproveitar esse lixo, transformando-o em novas receitas ou adubo para uma horta escolar.













quarta-feira, 13 de junho de 2012

Sítese dos trabalhos de grupo - Série; Dança na escola


Programa TV Escola / Salto para o Futuro – 23 a 27 de maio de 2012
Dança na escola: arte e ensino

Sintese dos trabalhos em grupo das 53  cursistas – Lago do junco
A dança possui um importante contexto histórico contribuiendo desta forma para a formação sociocultural da humanidade, principalmente para o desenvolvimento da educação.
A movimentação é um dos elementos que compõe a dandça, pois o mesmo favorece a interação entre professor e alunos permitindo desta maneira um interesse e um olhar diferenciado das crianças no entanto é necessário a preparação dos professores antes mesmos de incerir dança na escola.
A promoção da dança na escola é de suma importancia para desenvolver o lado afetivo e a psicomotricidade, sendo os mesmos trabalhos de maneira lúdica e recreativa.

A dança da escola está mais voltada a questão dos movimentos das crianças e seus sentimenetos não requer todo aquele trabalho dos grupos sociais ou seja os ensaios, as coreógrafias roupas etc.
A aproximação da dança na escola está voltada ao incentivo da comunidade escolar, em especial ao professor que está diretamente com a criança.
Enquantos nos projetos sociais o que aproxima é o incentivo da sociedade. O que afasta é a questão financeira e o incentivo da própia sociedade. A dança na escola o que afasta é a timidez da criança ou a falta doe incentivo do professor. Hoje a dança é apresentada na escola como um conteúdo.Ela pode ser apresentada dentro e fora da escola como uma forma de conhecimeneto.

A dança assim como os demais conteúdos compõe o currículo. Uma vez que a dança está acuajada na nossa cultura. Através da dança o individuo manifesta seu modo de vida, seus sentimentos e espressa cultura por meio de bricadeira e desenvolvimento espontâneo ou pela intervenção do professor ou familiares ou outras situação de convívio social a dança tem estrutura e caracteristica própias. A dança vai além do simples imitar é excelente meio para o desenvolvimento da expressãodo equilibrio da auto estima e auto conhecimento além de poderoso meio de integração social.
A instituição escolar deve ser espaço da valorização da dança com objeto de arte que possa ir além de um simples dançar, sendo a mesma essencial para a formação da criança, A dança tranpassa as regras e normas dando liberdade para a criatividade e o improviso deixando assim uma prática leve e dinâmica de se trabalhar.
Componentes da equipe 05
Elissandra Rodrigues da Silva, Maria dos Anjos Gomes Santos, Marlucia Costa de Arruda,
Maria das Neves Oliveira Pinheiro, Cláudia Rodrigues da Silva, Laélia Freires de Brito
Raimunda Maria da Conceição Neta, Adailane Santos de Paiva, Francisca P. Lima de Brito, Cleiriane Freitas de Oliveira. 
 
As coroegrafias são articulações são escolhas pessoais ou de tradição que são encorporadas
pelos dançantes para produção de sentidos e podem ser ou não acompanhadas por música, a dança é ensinada e aprendida como linguagem e podem permitir além da leitura de repertório a produção de texto de dança estes diferentes repertório são como livros e necessitamos deles para o aprendizado e para a produção pessoal e coletiva dos novos textos. A pluralidade e adversidade são marcas importantes na nosssa cultura popular, a cultura brasileira revela-se festivas ociosa e simples a relação com a cultura indigena na raiz do povo brasileiro era retratada sob um olhar ocidentalizado que classificaava costumes e comportamentos como primitivos.
ormação continuada São Paulo Apostólo - Dança na Escola - 01/06/2012

Síntese dos trabalhos em grupo
A linguagem da dança---Expressa a alegria dos seus participantes , tranmite a identidade do povo ao retratar a cultura por movimentos e expressão voltada as caracteristicas da região.
Manifestação populares da dança—Revelam as influências dos diferentes povos que compôe o povo brasileiro e especificam os obsorvidos em determinados locais. Por exemplo podemos citar: O Bumba-meu-boi, o Regy que são danças manifestadas pelo povo maranhense.
A escola é previlegiada para interagir com aluno através da dança com responsabilidade e compromisso por parte dos alunos.
Tópicos 2 Sim- Pois manifesta as emoções do alunado de maneira distintas e cotiddianas formando a escola em ambiente prazeroso.
Movimentos corporais, expressões facias e idéias sobre determido acontecimentos.
Todos os professores são capacitados para exercer essa função pois é um trabalho que envolve a criatividade do profissional.
Dança educativa pois engloba expressões distintas corporal, facial, regional duas diciplina na execurssão dos movimentos.

Formação continuada / Salto para o Futuro

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Série: Dança na Escola / Salto para o Futuro



Formação continuada pelo programa Salta para o Futuro
Série: Dança na Escola - arte e ensino - 23 a 27 / 05 / 12 ao vivo
Teleposto da Unidade Escolar José Vieira Lins - Bacabal MA.
Pólo: São Paulo Apóstolo - programas gravados apresentados em 01/06/12
1 - Qual é o papel da dança na escola? A partir de três eixos: 
a) dança e currículo,
b) linguagem da dança,
c) manifestações populares da dança.
Síntese dos trabalhos em grupo
 * Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB)do Brasil instituiu o ensino obrigatório de
Arte em território nacional e, em 1997, coma publicação dos Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN), a dança foi incluída oficialmente, pela primeira vez na história do país, como uma das linguagens artísticas a ser ensinada pela disciplina Arte.
   * A linguagem da dança, expressa a alegria dos seus participantes, transmite a identidade do povo ao retratar a cultura por movimentos e expressão voltada as características da região.
 * Manifestação populares da dança revelam as influências dos diferentes povos que compõe o povo brasileiro e especificam os obsorvidos em determinados locais. Por exemplo, podemos citar: O Bumba-meu-boi, o Regy que são danças manifestadas pelo povo maranhense.
* “A escola é privilegiada para interagir com aluno através da dança com responsabilidade e compromisso por parte de todos para que o ensino de dança se processe com qualidade, compromisso e responsabilidade”. Pois manifesta as emoções do alunado de maneira distintas e cotidianas formando a escola em ambiente prazeroso, através dos movimentos corporais, expressões faciais e idéias sobre determinado acontecimentos.
Todos os professores devem ser capacitados para exercer essa função, pois é um trabalho que envolve a criatividade do profissional.
  Vamos pensar um pouco:
 Na escola, em que disciplina a dança seria ensinada: * nas aulas de arte ou nas aulas de educação física?
Será que deveríamos pensar uma disciplina exclusivamente dedicada à dança? Ou deveríamos deixar o ensino de dança à informalidade das ruas, dos trios elétricos, dos programas de auditório, dos terreiros, da sociedade em geral?
Mas o que é afinal a dança na escola? Área de conhecimento? Recurso educacional?
Exercício físico? Terapia? 



    quarta-feira, 30 de maio de 2012

    Sinopes das Série do mês 06/2012


    TV ESCOLAPROGRAMA SALTO PARA O FUTURO –  2012

    1.         TELEPOSTO TV ESCOLA – JOSÉ VIEIRA LINS - BACABAL – MARANHÃO
    2.         ORIENTADORA DE APRENDIZAGEM: MARIA JOSÉ BARRETO
    .

    Edição Especial: Redes de aprendizagem, tecnologia e qualidade da educação  (31/05/2012)

    Nesta Edição Especial estará em debate a entrada das tecnologias na escola e a formação de redes de aprendizagem para uma educação humanizadora, emancipatória, que garanta a oferta de uma educação de qualidade.

    Edição Especial: Com-Vida: estratégia de governança nas escolas  (15/06/2012)

    Nesta Edição debateremos o papel da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola, a Com-Vida, um colegiado formado por estudantes, professores e outros profissionais da escola, pais e integrantes da comunidade. A discussão se dará no contexto da Conferência Rio +20, mais especificamente relacionado ao tema da governança escolar.

    Edição Especial: Questões climáicas e escolas sustentáveis  (22/06/2012)

    Nesta Edição Especial trataremos da temática da prevenção de desastres e proteção das comunidades de forma transversal ao currículo escolar. Desta forma, será destacada no debate a importância de os conteúdos relacionados com a segurança global da população sejam incluídos nos currículos escolares da Educação Básica.

    Edição Especial: Formação de professores, tecnologia e qualidade da educação  (29/06/2012)

    Nesta Edição Especial estarão em debate o uso das tecnologias nas escolas e o investimento na formação de professores para o desenvolvimento de uma educação pública de qualidade.

    Pólo 01 – São Paulo Apóstolo – dia 01 / 06 / 2012
    Pólo 02 – Lago do Junco – dia 08 / 06 / 2012
    Pólo 03 -  São José das Verdades – 15 / 06 / 2012
    Pólo 04 – São Benedito – 22 / 06 / 2012
    Pólo 05 – NTE / TV Escola / Bacabal – MA 29 / 06 / 2012

    terça-feira, 29 de maio de 2012

    Série Salto Para o Futuro - junho 2012

    3. REGISTRO DE DADOS A PARTIR DO TRABALHO QUE DESENVOLVE COM OS CURSISTAS:
    1.         TELEPOSTO TV ESCOLA – JOSÉ VIEIRA LINS  - BACABAL – MARANHÃO
    2.         ORIENTADORA DE APRENDIZAGEM: MARIA JOSÉ BARRETO


    Veiculação
    31/05/12
    15/06/12
    22/06/12
    29/06/12
    Séries
    Edição Especial: Redes de aprendizagem, tecnologia e qualidade da educação
    Edição Especial: Com-Vida: estratégia de governança nas escolas
    Edição Especial: Questões climáticas e escolas sustentáveis
    Edição Especial: Formação de professores, tecnologia e qualidade da educação
    de cursistas




    de municípios




    Nome dos municípios











    POLO 1 – São Paulo Apóstolo – dia 01 / 06 / 2012
    Polo 2 – Lago do Junco – dia 10/ 06 / 2012
    Polo 3 – Núcleo de Tecnologia Educacional – TV Escola / Presidente José Sarney – 29 / 06 /2012