quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Séries veiculadas pelo Salto para o Futuro de 12/09 a 02/12/2011

Séries veiculadas em Novembro de 2011                                                                                                                                              TV e Educação: capítulos de uma história  (28/11/2011 a 02/12/2011)                                                                                    
A relação entre os audiovisuais e a educação tem uma longa história no Brasil. Ainda na década de 1930, iniciativas já apontavam para a importância do cinema como recurso pedagógico. E a televisão, logo após sua difusão no país nos anos 1950, também se revelou instrumento imprescindível para a consolidação de projetos educativos (inspirada, de certo modo, nos resultados da utilização do rádio na educação). E hoje, com algumas experiências já consolidadas, e outros desafios em curso com a chegada da TV digital, qual é o panorama da relação televisão e educação no Brasil? PGM 1: A TV educativa entra no ar; PGM 2: TV e público de educadores; PGM 3: TV e temas educativos; PGM 4: Outros olhares sobre TV e educação; PGM 5: TV e educação em debate.
Tecnologias e Currículos: a serviço de quem?  (21/11/2011 a 25/11/2011)                 A série pretende abordar as questões relacionadas à apropriação das tecnologias como um direito humano, um direito que é conquistado por intervenções políticas e educativas. Parte do pressuposto de que as disponibilizações dos recursos, embora favoreçam, não garantem a apropriação crítica e consciente das tecnologias. Considera também o currículo como a estrada que tem que ser percorrida, e que é nesse caminho que se encontra e se organiza o repertório de conhecimentos que viabiliza a apropriação das tecnologias. Elas são entendidas como elemento produtor e humanizador da cultura. PGM 1: O currículo: um mundo de tecnologias; PGM 2: O currículo social como rede de aprendizagem; PGM 3: O projeto educativo: a base da apropriação crítica e consciente das TIC; PGM 4: Outros olhares sobre tecnologias e currículo; PGM 5: Tecnologias e currículo em debate.
         Edição Especial: Desafios da Gestão Escolar  (18/11/2011)                                          O objetivo da Edição especial: Desafios da gestão escolar é debater as múltiplas dimensões e desafios da gestão escolar democrática e a importância do planejamento como ferramenta de apoio para que a escola articule três importantes elementos: a melhoria contínua dos processos de ensino e aprendizagem (atividades-fim); a eficiência na condução das questões administrativas e burocráticas (atividades-meio) e a participação efetiva da comunidade escolar (gestão democrática). O programa abordará, como objeto de análise, a metodologia do PDE Escola e sua integração com o Projeto Político-Pedagógico.
Os desafios da universalização da Educação Básica  (07/11/2011 a 11/11/2011)         A série, a partir do texto da Emenda Constitucional nº 59 que torna a educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria, pretende discutir os desafios que se colocam para os sistemas de ensino, considerando a implementação da lei que, além do Ensino Fundamental, abrange também a Educação Infantil e o Ensino Médio. PGM 1: A Educação Infantil; PGM 2: O Ensino Fundamental; PGM 3: O Ensino Médio e profissional; PGM 4: Outros olhares sobre a universalização da educação básica; PGM 5: Desafios da universalização da educação básica em debate.
Edição Especial: Conselho Escolar: estratégia de gestão democrática  (04/11/2011) A Edição especial: Conselho Escolar: estratégia de gestão democrática pretende debater o papel do Conselho Escolar enquanto mecanismo de gestão colegiada na escola, que expressa a vontade da comunidade escolar e local na formulação e aplicação do projeto político-pedagógico, bem como na gestão administrativa, financeira e pedagógica. Dessa forma, deve explicitar que a gestão por conselhos representa uma eficiente estratégia de democratização das ações da escola, uma vez que eles assumem o papel de mediadores entre a sociedade e a escola, de forma a situar as ações do sistema de ensino na lógica da cidadania.

Séries veiculadas em outubro de 2011

Biblioteca Escolar: que espaço é esse?  (24/10/2011 a 28/10/2011)

A série tem por objetivo discutir a questão das bibliotecas escolares a partir da promulgação da Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País, colocando em pauta a discussão sobre o seu papel em um momento em que a tecnologia, particularmente computadores conectados à Internet, permite o acesso a uma imensa variedade de fontes. Este tema será discutido nos seguintes programas: PGM 1: A Lei e seus desdobramentos; PGM 2: O papel da biblioteca na formação do leitor; PGM 3: O papel da biblioteca na formação do leitor literário; PGM 4: Outros olhares sobre a Biblioteca Escolar; PGM 5: Biblioteca Escolar em debate.

Cartografia Escolar  (17/10/2011 a 21/10/2011)

A presença da cartografia na Educação Básica cresceu consideravelmente nas duas últimas décadas. Embora o uso de mapas e o ensino de conceitos cartográficos já façam parte dos programas escolares de Geografia há muito tempo, temos assistido, recentemente, à expansão dos conhecimentos cartográficos no ensino, o que vai desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Neste contexto, a cartografia escolar vem se estabelecendo no currículo escolar, bem como tem despertado o interesse das pesquisas. Este conhecimento de construção histórico-cultural, que se estabelece nas interfaces entre cartografia, educação e geografia, está permeado pela tecnologia. Até certo ponto, sua abrangência está vinculada à escola, diretamente ou não. Esses e outros temas que compõem o mosaico atual das discussões sobre a escola também dizem respeito à cartografia escolar, dando-lhe novas e múltiplas interfaces. PGM 1: Cartografia, cultura e produção de conhecimento escolar; PGM 2: As linguagens e a cartografia na educação básica; PGM 3: Tecnologia e cartografia escolar; PGM 4: Outros olhares sobre cartografia escolar; PGM 5: Cartografia escolar em debate.

Séries veiculadas em setembro de 2011                                                                                   Educação Física escolar: dilemas e práticas  (26/09/2011 a 30/09/2011)

A série discute a representação da disciplina pela comunidade escolar, ora incidindo sobre a formação cultural do aluno, ora como atividade complementar que pode auxiliar a construção de um ambiente prazeroso e promover a formação de hábitos saudáveis e a socialização de experiências esportivas ou de expressão corporal. Nos cinco programas da série, pretende-se discutir propostas pedagógicas que busquem contemplar os dilemas que envolvem o trabalho com a educação física no ambiente escolar e, ainda, avaliar a importância da área para a formação do educando e refletir sobre o lugar da Educação Física no currículo. PGM 1: Dilemas da Educação Física no cotidiano; PGM 2: O que se ensina e o que pode ser ensinado; PGM 3: Temas e experiências práticas; PGM 4: Outros olhares sobre Educação Física escolar; PGM 5: Educação Física escolar em debate.

Edição Especial: Olimpíada de Língua Portuguesa  (23/09/2011)

A Edição especial: Olimpíada de Língua Portuguesa pretende debater a iniciativa do Ministério da Educação, realizada em parceria com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). O objetivo da edição especial é divulgar e discutir as experiências de leitura e escrita que têm sido fomentadas pelo concurso que envolve professores e alunos da Educação Básica.

Filosofia: ensino e educação  (12/09/2011 a 16/09/2011)

A série tem como proposta pensar como a Filosofia, enquanto prática de pensamento, pode ser exercida com pretensões educacionais, ou como reflexão teórica sobre questões educacionais. Essas duas alternativas dão lugar a dois campos de saber na contemporaneidade que, embora estejam muito relacionados, merecem ser diferenciados: o ensino de Filosofia e a Filosofia da educação. Nos programas da série, serão discutidas questões que envolvem a prática filosófica no mundo contemporâneo, a Filosofia na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio e a formação de professores de Filosofia, entre outros temas. PGM 1: Filosofia e educação; PGM 2: Filosofia e Infância; PGM 3: Filosofia no Ensino Médio; PGM 4: Outros olhares sobre Filosofia e Educação; PGM 5: Filosofia e Educação em debate.

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