segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Visita a U.E. Odino Silva

Reunião com os professores para apresentar a relação dos funcionários e sugestões  para o intercãmbio entre a U.E. Odino Silva e a E.M. Doutor Deoclécio Dias Machado Filho,



Entrega da ficha de adesão

domingo, 24 de outubro de 2010

Série: Literatura de Cordel e Educação

Teleposto da Unidade Escolar José Vieira Lins
A série tem como proposta discutir as origens deste gênero literário e sua presença nas escolas de Ensino Fundamental. Serão enfocados nos programas: a literatura de cordel no Brasil e seus principais autores; os temas abordados nos folhetos, como os contos e lendas da tradição oral e as histórias de personagens da cultura brasileira; a utilização do cordel na sala de aula, como um recurso pedagógico para o desenvolvimento da leitura
Apresentação do Vídeo
Tabalho de Equipe e conclusão das cursista
A literatura de cordel se bem explorada poderá ser uma grande aliada do professor na formação de futuros leitores pois apesar de ser apresentado em sua maioria como texto pouco ilustrado, torna-se uma leitura agradável por se tratar de verso e rimas abordando temas que retratam a realidade.
Através da literatura de cordel pode-se escolher um tema e trabalhar com alunos de forma interdisciplinar, levando o aluno a compreender disciplinas com as quais ele possa não ter tanta afinidade, mais usando tais meios ele poderá  aprender de  modo mais prazeroso e eficaz despertando seu lado artístico. 
                                                      
A interatividade do Salto para o Futuro é de grande importância. A troca de idéias nos ajuda a melhorar a pratica pedagogia facilitando o ensino aprendizagem. A literatura de cordel na educação infantil favorece o raciocínio lógico da criança. E nós professores devemos contar as histórias de forma que os alunos entendam. Assim facilita para a criança que ainda não tem habilidade para  escrever  texto, mas pode desenhar algo que represente a história.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Projeto sobre DST

Sou a professora Janete da U.E. José Vieira Lins. O projeto DST está sendo desenvolvido com a 6ª, 7ª e 8ª séries. os temas são desenvidos em equipes e apresentados de forma criativa na sala de aula.
Goataria de saber como incentivr os alunos  a aperfeiçoar este tema  em sala de aula em forma de literatura de cordel?

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Encontro das Escolas Irmãs em Brejinho

A série: Educação e investigação científica veiculada pelo programa Salto para o Futuro, foi trabalhada com os professores das Escolas Irmãs de Bacabal Maranhão, em que os professores depois de assistirem ao vídeo,  reuniram-se em grupo e chegaram as seguintes conclusões:
A feira e as mostras de ciências são muito importante porque há envolvimento de pesquisa onde toda a comunidade se envolve por ser feita em cima das idéias dada pelos alunos.

O Salto para o Futuro contribui na prática pedagógica através do incentivo, transmissão de conhecimento, busca de novas idéias; favorecendo assim o intercâmbio e interação social entre as escolas irmãs. Como aconteceu na Unidade Escolar Odino Silva, parceira da Escola Municipal Doutor Deoclécio Dias Machado Filho - RJ.

professores e alunos   a pesquisarem comvisitam as quebradeiras de côco e indagam sobre a vivência delas no dia-a-dia relacionando família e o trabalho na zona rural.

A série: Educação e investigação científica nos despertou para um novo olhar sobre o trabalho rural em que podemos explorar as nossas riquezas naturais  principalmente o babaçu.