Queridos professores que acompanham o programa Salto para o Futuro.
Desde 1993 a 2012, nunca passou uma série que não tivesse uma boa participação de cursistas, pois quando não tinha na sede, me deslocava para a zona rural até mesmo em outras cidades. Só que, neste período de abril a junho estarei afastada devido a um acidente de ônibus que me deixou impossibilidade de fazer este trabalho. Para mim não está sendo fácil, pois me dedicava a este programa todo meu tempo durante 19 anos.
Agradeço a todos que me apoiaram e contribuíram para que os encontros acontecessem de forma prazerosa e eficaz. Fiz pouco, mais o pouco que fiz foi com amor.
Seguea programação para que não deixem de assistirem.
Ambiente formativo no ciclo de alfabetização
(15/04/2013 a 17/04/2013) A sala de aula como ambiente alfabetizador; os diferentes agrupamentos em sala de aula; atividades diversificadas em sala de aula e em outros espaços para atendimento às diferentes necessidades das crianças: jogos e brincadeiras no processo de alfabetização; atividades em grande grupo para aprendizagens diversas e em pequenos grupos, favorecendo as interações; a exploração da literatura como atividade permanente; estratégias de inclusão de todas as crianças nas atividades planejadas.
Alfabetização: a aprendizagem e o ensino da leitura e da escrita
(22/04/2013 a 24/04/2013) Reflexão sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita; os processos de apropriação do sistema alfabético de escrita e suas relações com a consciência fonológica; planejamento de situações didáticas destinadas ao ensino desse sistema notacional; os diversos suportes e gêneros textuais na rotina da alfabetização e os usos sociais da leitura e da escrita; o uso de diferentes recursos didáticos.
Literatura e outros gêneros textuais no ciclo de alfabetização (06/05/2013 a 08/05/2013)
Os diferentes textos em salas de alfabetização: os textos de tradição oral; a literatura autoral, os textos que ajudam a organizar o dia a dia; os textos do jornal; as tiras e os textos dos gibis. A sala de aula, projetos e cantos de leitura, a biblioteca escolar. O diálogo escola e família na promoção da leitura.
Projetos didáticos no ciclo de alfabetização (13/05/2013 a 15/05/2013)
Projetos didáticos e sequências didáticas na alfabetização: diálogos entre a área da Linguagem e seus componentes curriculares de Língua Portuguesa e Arte, as áreas de Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e seus componentes curriculares História e Geografia; o papel da oralidade, da leitura e da escrita na apropriação de conhecimentos de diferentes áreas do saber escolar.
Gestão para inclusão no ciclo de alfabetização (20/05/2013 a 22/05/2013)
O
ciclo de alfabetização e a inclusão das crianças com necessidades educacionais
especiais; a inclusão como princípio do processo educativo; estratégias de
atendimento às crianças que não estejam progredindo conforme as definições dos
direitos de aprendizagem; a inclusão das crianças com dificuldades de
aprendizagem. A sala de aula, a sala de recursos, atendimentos especializados,
parcerias, concepção de gestão da equipe técnica da SME, avaliação e
monitoramento e os espaços de formação continuada em exercício de professores
na perspectiva da inclusão.
Concepções e práticas de avaliação no ciclo de alfabetização (27/05/2013 a 29/05/2013)
Avaliação
no ciclo de alfabetização: concepção, instrumentos, procedimentos e registros.
O papel social da escola; a questão da qualidade na educação; a autoavaliação
favorecendo os princípios da autonomia, da criticidade, da criatividade e da
autoria; o ciclo na perspectiva de garantia de promoção continuada,
considerando diferentes tempos e formas de aprendizagem.
Novas diretrizes para a Educação Infantil (03/06/2013 a 05/06/2013)
Para
orientar as unidades de Educação infantil na tarefa de aperfeiçoar suas
práticas pedagógicas, as novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação
Infantil (DCNEIs) aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação em 2009 (Parecer
CNE/CEB nº 20/09 e Resolução CNE/CEB nº 05/09), desafiam os professores que
atuam junto às crianças de 0 a 5 anos a construir propostas pedagógicas que, no
cotidiano de creches e pré-escolas, deem voz às crianças e acolham a forma
delas significarem o mundo e a si mesmas, em parceria com as famílias. Neste
sentido, foram elencados três aspectos a serem discutidos por esta unidade: currículo,
campos de experiência e avaliação.
Docência na Educação Infantil (10/06/2013 a 12/06/2013)
Esta
Unidade tem por objetivo discutir aspectos históricos da constituição do campo
profissional da Educação Infantil no Brasil: creches, escolas maternais e
jardins de infância; políticas de assistência social; políticas de educação;
legislação e políticas públicas: o dever do Estado, o direito da criança e o
município; os profissionais da Educação Infantil no Brasil: heterogeneidade e
desigualdades, perfil sociodemográfico, formação inicial e continuada,
ingresso, carreira, remuneração, emprego e condições de trabalho, participação
e organização dos sujeitos; as especificidades da docência na Educação
Infantil; características do trabalho docente: cuidar e educar; condição
docente e identidades; principais tensões no campo educacional e perspectivas.
Educação Infantil no campo (17/06/2013 a 19/06/2013)
A temática
“Educação Infantil do/no Campo” é nova no Brasil. Sua trajetória de construção
vem desafiando pesquisadores, gestores, professores, movimentos sociais e
sindicais a dialogarem entre si. As questões que se apresentam para a
efetivação de políticas públicas para a educação infantil do/no campo implicam
a inextricável relação dialógica entre os saberes pertinentes a Educação
Infantil e suas bases legais, assim como às discussões, conceitos e demandas
advindos da Educação do Campo. O reconhecimento de que esse é um debate que
precisa avançar em ambas as áreas, e, mais ainda, de que elas precisam enfrentar
com vistas à superação de invisibilidades, seja em relação ao acesso como
também a qualidade do atendimento para os bebês e as crianças pequenas que
residem no campo, é, a nosso ver, um primeiro e primordial passo a ser dado na
garantia de direitos ao exercício pleno da cidadania.
Brinquedos e brincadeiras na creche e na
pré-escola (24/06/2013
a 26/06/2013)
A
definição das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil de 2009,
ao indicar “as brincadeiras e interações” como eixos da prática pedagógica, é o
ponto de partida para a discussão e análise do tema. Orientações construídas
coletivamente pelas políticas públicas, com a participação de vários setores da
sociedade, fortalecem a adoção de pressupostos de valorização da infância, de seus
direitos e da importância do brincar para uma educação de qualidade das
crianças de 0 a 5 anos em creches e pré-escolas. Neste segmento são abordados
temas como brincadeira e interações nas práticas pedagógicas e nas experiências
infantis, a brincadeira e a proposta curricular e as brincadeiras nas
transições da casa à creche e da creche à pré-escola. 1. Brinquedos e
brincadeiras para bebês – de 0 a 1 ano e meio; 2. Brinquedos e brincadeiras
para crianças pequenas – 1 ano e meio a 3 anos; 3. Organização do espaço
físico, dos brinquedos e materiais para bebês, crianças pequenas e maiores.
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