Programa
TV Escola / Salto para o Futuro – 23 a 27 de maio de 2012
Dança
na escola: arte e ensino
Sintese
dos trabalhos em grupo das 53 cursistas – Lago do junco
A
dança possui um importante contexto histórico contribuiendo desta
forma para a formação sociocultural da humanidade, principalmente
para o desenvolvimento da educação.
A
movimentação é um dos elementos que compõe a dandça, pois o
mesmo favorece a interação entre professor e alunos permitindo
desta maneira um interesse e um olhar diferenciado das crianças no
entanto é necessário a preparação dos professores antes mesmos de
incerir dança na escola.
A
promoção da dança na escola é de suma importancia para
desenvolver o lado afetivo e a psicomotricidade, sendo os mesmos
trabalhos de maneira lúdica e recreativa.
A
dança da escola está mais voltada a questão dos movimentos das
crianças e seus sentimenetos não requer todo aquele trabalho dos
grupos sociais ou seja os ensaios, as coreógrafias roupas etc.
A
aproximação da dança na escola está voltada ao incentivo da
comunidade escolar, em especial ao professor que está diretamente
com a criança.
Enquantos
nos projetos sociais o que aproxima é o incentivo da sociedade. O
que afasta é a questão financeira e o incentivo da própia
sociedade. A dança na escola o que afasta é a timidez da criança
ou a falta doe incentivo do professor. Hoje a dança é apresentada
na escola como um conteúdo.Ela pode ser apresentada dentro e fora da
escola como uma forma de conhecimeneto.
A
dança assim como os demais conteúdos compõe o currículo. Uma vez
que a dança está acuajada na nossa cultura. Através da dança o
individuo manifesta seu modo de vida, seus sentimentos e espressa
cultura por meio de bricadeira e desenvolvimento espontâneo ou pela
intervenção do professor ou familiares ou outras situação de
convívio social a dança tem estrutura e caracteristica própias. A
dança vai além do simples imitar é excelente meio para o
desenvolvimento da expressãodo equilibrio da auto estima e auto
conhecimento além de poderoso meio de integração social.
A
instituição escolar deve ser espaço da valorização da dança com
objeto de arte que possa ir além de um simples dançar, sendo a
mesma essencial para a formação da criança, A dança tranpassa as
regras e normas dando liberdade para a criatividade e o improviso
deixando assim uma prática leve e dinâmica de se trabalhar.
Componentes
da equipe 05
Elissandra
Rodrigues da Silva, Maria dos Anjos Gomes Santos, Marlucia Costa de
Arruda,
Maria
das Neves Oliveira Pinheiro, Cláudia Rodrigues da Silva, Laélia
Freires de Brito
Raimunda
Maria da Conceição Neta, Adailane Santos de Paiva, Francisca P.
Lima de Brito, Cleiriane Freitas de Oliveira.
As
coroegrafias são articulações são escolhas pessoais ou de
tradição que são encorporadas
pelos
dançantes para produção de sentidos e podem ser ou não
acompanhadas por música, a dança é ensinada e aprendida como
linguagem e podem permitir além da leitura de repertório a produção
de texto de dança estes diferentes repertório são como livros e
necessitamos deles para o aprendizado e para a produção pessoal e
coletiva dos novos textos. A pluralidade e adversidade são marcas
importantes na nosssa cultura popular, a cultura brasileira revela-se
festivas ociosa e simples a relação com a cultura indigena na raiz
do povo brasileiro era retratada sob um olhar ocidentalizado que
classificaava costumes e comportamentos como primitivos.
ormação
continuada São Paulo Apostólo - Dança na Escola - 01/06/2012
Síntese dos trabalhos
em grupo
A
linguagem da dança---Expressa a alegria dos seus participantes ,
tranmite a identidade do povo ao retratar a cultura por movimentos e
expressão voltada as caracteristicas da região.
Manifestação
populares da dança—Revelam as influências dos diferentes povos
que compôe o povo brasileiro e especificam os obsorvidos em
determinados locais. Por exemplo podemos citar: O Bumba-meu-boi, o
Regy que são danças manifestadas pelo povo maranhense.
A escola
é previlegiada para interagir com aluno através da dança com
responsabilidade e compromisso por parte dos alunos.
Tópicos
2 Sim- Pois manifesta as emoções do alunado de maneira distintas e
cotiddianas formando a escola em ambiente prazeroso.
Movimentos
corporais, expressões facias e idéias sobre determido
acontecimentos.
Todos os
professores são capacitados para exercer essa função pois é um
trabalho que envolve a criatividade do profissional.
Dança
educativa pois engloba expressões distintas corporal, facial,
regional duas diciplina na execurssão dos movimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário