sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Convite - Salto para o Futuro


A orientadora de aprendizagem do Teleposto da TV Escola - Salto para o Futuro convida os professores interessados em participarem das séries, que será gravado ao vivo e repassado para os professores dias de sexta feira  das 08:00h as 10:00h da Manhã, no Núcleo de Tecnologia Educacional, localizado no C.E. Presidente José Sarney,    ou nas escolas que queiram organizar grupos de professores.  Para isso é necessário entrarem em contato com Maria José Barreto    que estará a disposição para atendê-los conforme sua disposição.                                                                                Telefone de contato: (99) 81527384 / 6321-6181.

A orientadora de aprendizagem do Teleposto da TV Escola - Salto para o Futuro convida os professores interessados em participarem das séries do programa Salto para o Futuro, que será gravado ao vivo e repassado para os professores no horário das 08:00h as 10:00h da Manhã, no Núcleo de Tecnologia Educacional, localizado no C.E. Presidente José Sarney,    ou nas escolas que queiram organizar grupos de professores.  Para isso é necessário entrarem em contato com Maria José Barreto ( Orientadora de aprendizagem) que estará a disposição para atendê-los conforme sua disposição.

Telefone de contato: (99) 81527384 / 6321-6181.

Sinopses

Ensino do inglês na Educação Básica  (02/06/2014 a 04/06/2014)

O objetivo desta edição é discutir a importância do ensino do inglês como língua estrangeira, bem como a formação específica dos professores para atuação nesta área, no que diz respeito aos direitos dos alunos, tais como: estudo, interação e vivência em ambiente adequado e estimulante quanto a diversas práticas sociais relacionadas ao uso das línguas contemporâneas, além do reconhecimento das diferenças culturais e da necessidade de respeito a estas. São analisados princípios, condições e recursos humanos e materiais referentes à aquisição da linguagem e ao ensino da língua inglesa.

Edição Especial: Copa do Mundo no Brasil (ao vivo) 

 (06/06/2014)

Aproveitando o início de mais uma Copa do Mundo, a competição internacional que mais público atrai, sempre mobilizando o Brasil, dessa vez ainda mais por ser aqui, o programa “Salto para o Futuro” pretende discutir algumas dimensões que cercam o futebol na sociedade contemporânea: sua relação com a identidade nacional, sua articulação com temas sociais candentes (racismo, sexismo, homofobia) e a natureza da participação dos torcedores (tanto a beleza de seu envolvimento quanto os problemas que cercam esse relacionamento, como a violência de alguns adeptos). Ao abordar tais assuntos, pode-se também debater: afinal, o que a escola tem a ver com isso?

Sistemas de numeração decimal no ciclo de alfabetização  (08/09/2014 a 10/09/2014)

O objetivo desta edição do programa Salto para o Futuro é discutir os principais problemas enfrentados pelas crianças em suas primeiras incursões em discussões sistematizadas relativas ao sistema de numeração decimal e, em contraposição a estes problemas, as possibilidades didáticas de superação. Além disso, aponta-se como indicação a necessidade de serem incorporadas, ao trabalho com as crianças, atividades que as levem à ampliação de seu senso numérico, bem como de sua capacidade de realizar estimativas.

Estatística e Combinatória no ciclo de alfabetização  (15/09/2014 a 17/09/2014)

Esta edição tem como finalidade apresentar o trabalho com a área de estatística para esta faixa etária, na medida em que seu desenvolvimento favorece a capacidade de posicionar-se de modo crítico diante de uma informação, bem como do entendimento e da comunicação por dados para a tomada de decisões individuais e/ou coletivas. Enfatiza a necessidade do trabalho com gráficos e tabelas, além de apresentar possibilidades de atividades de pesquisa com vistas a desenvolver o pensamento combinatório e probabilístico.

Geometria no ciclo de alfabetização  (22/09/2014 a 24/09/2014)

Esta edição pretende demonstrar a organização e a percepção do Espaço e da Forma em interação com outros campos do saber. Tem por finalidade principal apresentar a utilização de diferentes contextos como disparadores para possibilitar à criança o desenvolvimento de um pensar matemático no campo da geometria, seja na capacidade de classificar, mediante utilização de um vocabulário geométrico, seja na experimentação, na validação de resultados, na argumentação, nos registros, na comunicação de ideias, ou na resolução de problemas cujas situações sejam geometrizadas.